quarta-feira, 7 de maio de 2008

Tu és eternamente responsável...

“- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita. - Sou uma raposa, disse a raposa. - Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste... - Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda. - Ah! Desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou: - O que quer dizer cativar? - Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras? - Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar? - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa criar laços... - Criar laços? - Exactamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...(…)- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa.(…)Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
"O Princípezinho" - Antoine de Saint-Exupéry
Resolvi deixar-vos hoje com a minha passagem preferida de um livro eterno e que, contrariamente ao que muita gente pensa, deveria ser lido por adultos e crianças.
A escolha desta passagem deve-se sobretudo ao facto de estar a assistir-se a uma "despersonalização" do conceito de amizade.
Por isso, procuro dar sempre o melhor de mím aos meus amigos, pretendendo com isto que percebam que estou aqui para eles, quando precisem ou não. São parte fundamental na minha vida e sem ela não poderia sorrir genuinamente.
Beijo-vos a todos

Sem comentários: